Ontem assisti um documentário britânico sobre como e onde surgiu a música eletrônica. Fiquei impressionado com a revolução social que a música causou na década de 80 com a difusão da House music dos EUA para a Inglaterra. Que a música eletrônica surgiu à partir da House Music (que foi uma reinvenção da Disco Music) eu já sabia. Mas o impacto que isso causou na sociadade, não tinha a mínima noção!
No início da década de 80 jovens, adultos, negros (grande maioria), brancos, héteros, gays se reuniam em um club chamado Paradise Garage em Nova Iorque para dançar as músicas tocadas pelo Dj Larry Levan, músicas estas que entitulariam um novo gênero musical: a House Music. Na época era o único lugar no mundo onde se podia ouvir esse som. Eram músicas super dançantes e alegres, que faziam as pesoas se soltarem, tanto que o uso de drogas principalmente o "E" (Ecstasy) era muito comun nesse lugar. As pessoas se drogavam tanto, que ao amanhacer saiam do club, e não tinham vontade de ir para casa, queriam fazer mais festa, curtir... Aí nasceram as Raves!
O mais interessante nisso tudo, é que a difusão da House Music em diversos subgêneros musicais (techno, tribal, progressive, electro) acarretou uma revolução social gigante! E cada vez mais a música eletrônica se espande, e agrega novos gêneros e seguidores. E isso tudo começou ontem... 28 anos atrás, em um club de Nova Iorque, com um Dj chamado Larry Lavan.